domingo, 14 de fevereiro de 2010

Ceder

"Amanhã quero acordar e ver o mar".
Eu desconfiei logo que isto não ía correr como eu queria quando ele se levantou às 7 da manhã para ir novamente com o jipe para o mecânico, mas a promessa estava feita, e assim levantei-me (às 10, que ainda não pirei de vez), pus na mochila o necessário para uma noite fora, e esperei. Às 11 telefonou porque o D. (que é mais que "o" mecânico, é um amigo) e a F. nos tinham convidado para almoçar. E apesar de logo ali ver a coisa mal parada, fui com a minha melhor disposição, e não me arrependi. Adorei a cachorra husky que tem um olho metade castanho, metade azul, que passou o tempo a saltar para tentar morder os fios do meu cachecol, e que dá dois passos e senta-se (ou deita-se) aos nossos pés; e a conversa sobre antiguidades numa casa cheia de móveis centenários restaurados e peças rústicas que lembram outros tempos (entre outras preciosidades, eles têm duas fotografias emolduradas, a preto e branco desbotado, uma delas de um grupo de homens a posar em frente a um carro antigo, todos de fato e gravata; a outra de uma menina de cerca de dois anos com um vestidinho branco - quando perguntei quem eram os retratados, responderam-me que não sabiam, as fotos foram encontradas na casa, quando a compraram).

Finalmente, às 4 da tarde, arrancámos em direcção ao mar, a tempo de ver os últimos raios de sol a desaparecer por trás do farol.

O bonito foi depois, à procura de um hotel para passar a noite, com vista para o mar, de preferência. Em São Pedro, nada. Vieira, é mentira. Pedrogão, nem vê-los. Desisti ao ouvi-lo dizer (com um sorriso contido de satisfação e alívio) "vamos para a paz da nossa casa" (vivo com um velho de 60 anos... caquético).
Não fosse a massada de robalo e a lavagem cerebral com que o massacrei (foi ele que puxou o assunto), e tinha dado o meu tempo por perdido. Mas a conversa deu para tudo, desde queixas de calimero a explicações sobre o fascínio da moda (a propósito do September Issue, que vi de manhã) "eu olho para sapatos como tu olhas para pneus de jipe - admiro-os, a beleza do detalhes, mesmo que não tenha dinheiro para comprá-los", e o facto comprovado que os lençóis térmicos só funcionam com duas pessoas "para a semana, quando fores embora, tenho de pôr mais um ou dois cobertores na cama". Enquanto passávamos a serra de Minde no regresso a casa (e o termómetro do carro marcava -1.5º) pensei que às vezes é preciso fazer cedências.
E amanhã, só por causa das coisas, não ponho um pé fora de casa.

2 comentários:

  1. O September Issue é fantástico, o processo todo, e os milhares gastos para depois a diva mudar de ideias é absolutamente genial! A senhora de cabelos ruivos/laranja está a trabalhar com o mesmo realizador num outro doc!

    Só não percebo a falta de nomeação na categoria respectiva nos Oscars, mas enfim, não é para perceber, mto me espanta que o avatar não tenha uma nomeação em cada categoria, às tantas se o passassem no discovery, ainda entrava como documentário tb...

    ResponderEliminar
  2. Against, e qual é o nome desse documentário? (reparaste no golpe de génio da última sessão fotográfica, quando ela decidiu incluir o cameraman? E não deixou que lhe "tirassem" a barriguinha proeminente com Photoshop? Lindo!).

    Em relação às nomeações, tu és a especialista, não sei que te diga ;P

    ResponderEliminar