domingo, 5 de abril de 2009

O meu primeiro Passeio TT

6.20 hrs - Despertar
6.30 hrs - Arrastar-me penosamente para fora da cama. Maldizer a hora em que aceitei sem saber pormenores (principalmente a que horas tería de me levantar, a um domingo!!)
6.50 hrs - Sair de casa sem pronunciar uma palavra (nem sequer asneiras). O N. está à nossa espera na pastelaria, esconde o sorriso para me cumprimentar, já me conhece e só faltou fazer o sinal da cruz à minha frente, para afastar o demónio que tento a muito custo conter.
7.15 hrs - Paragem na área de serviço para beber café. Agora já consigo ouvir as vozes dos outros sem sofrer alterações na pulsação.
8.00 hrs - Chegada ao quartel dos Bombeiros do Gavião. A entrada principal foi fechada, e fazem-nos subir por uma rampa de terra que um dos auto-tanques vai molhando de vez em quando (um cheirinho de lama para abrir o apetite)
8.30 hrs - Inscrições: o condutor recebe um saco com um boné e uma t-shirt alusivos. Os acompanhantes se quiserem têm de comprar. Ainda pergunto o preço dos bonés, porque têm umas cores muito giras, mas desisto quando me pedem 5€ (roubalheira!!)
9.00 hrs - Pequeno-almoço: Leite e café "das velhas" em canecas de cerâmica (e minis para quem preferir), bolos e queques de chocolate e empadas de galinha quentes acabadas de sair do forno. Bom início. Já estou bem-disposta.
9.30 hrs - Os veículos continuam a chegar. Não estava à espera de ver tanta gente (mais de 50 jipes e outras tantas motos4), no primeiro Passeio organizado aqui.
10.00 hrs - Entrar nos carros e arrancar. Começamos por uma volta pela vila, e é tão engraçado ver o espanto das pessoas e os olhos arregalados das crianças, ao ver passar uma fila de motas e jipes já enlameados.

De seguida deixamos o alcatrão para um percurso de 40 km (o das motas é diferente e tem o dobro da distância, o que mostra o cuidado da organização), impecavelmente estudado e sinalizado, com escapatórias para os que não querem arriscar os troços mais difíceis, seguindo sempre por uma paisagem silvestre pontilhada de amarelo e branco.

Do cimo do monte vê-se o rio Belver, e tenho pena de não poder parar e sentar-me ali um pouco a comtemplá-lo.

12.00 hrs - Paragem para o reforço: enchidos, pastéis e rissóis, frango assado e um panelão de sopa cheio de ovos mexidos. E muita cerveja.

12.30 hrs - Faltam 20 kms, agora com um nível de dificuldade superior, incluindo uma subida onde já está um tractor de prevenção (mais um sinal da excelente organização). O primeiro a passar atascou logo. E dos os que tentaram a sua sorte ou perícia (ou teimosia), só seis conseguiram subir sem serem rebocados. Mas quase todos insistiram que eram capazes, e foi um festival ver tantos egos masculinos ao rubro, a apostar grades de cerveja.

14.40 hrs - último obstáculo antes do almoço

15.00 hrs - De volta ao quartel para almoçar. Boa sopa da pedra, carnes grelhadas demasiado salgadas. Mas a simpatia e solicitude de todo o pessoal dos Bombeiros faz perdoar este deslize.
17.00 hrs - Preparam-se para voltar à ribeira, pelos vistos ainda não se atolaram de lama o suficiente. Não acompanhamos porque o N. começa a stressar que tem coisas para fazer.
Volto para casa a sonhar com a banheira, para tirar o pó fininho que se entranha no cabelo, nas roupas e nos estofos.

Como primeira experiência, e sem ter termo de comparação, acredito que correu muito bem, achei a organização excelente e o percurso bem escolhido, os participantes bem-dispostos (muitas crianças felizes da vida, a maioria delas já com muita rodagem de TT), e ainda me fartei de rir com os quatro putos que estiveram o tempo todo a beber cerveja e a fumar ganzas dentro de um Vitara descapotável, mas conseguiram passar em todo o lado, à primeira.

7 comentários:

  1. Pois... E lá foi o Terrano ganhar uns riscos...

    Obrigado pela companhia...

    ps.: já tenho ideias para o próximo depois comunico...

    ResponderEliminar
  2. Ah, antes que me esqueça: os riscos são como as rugas: mostram experiência de vida :))

    ResponderEliminar
  3. Miuda, tu es de uma coragem maravilhosa... o amor é de facto o 5º elemento... : ))))

    Beijos aos dois!!

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Joanissima, isto de coragem tem muito pouco, é mais fraqueza, mesmo ;))
    (o próximo começa às 14.30... menos mal...)
    Um abraço do tamanho do teu coração

    ResponderEliminar
  5. Não tarda muito vocês estão a coleccionar riscos lá para os lados dos desfiladeiros do Perú.

    Que grandes aventureiros me saíram. A ver vamos como se dão com a água ;-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Viajante, entre a lama e o pó fininho, não sei o que prefiro ;))
    Um abraço

    ResponderEliminar