sábado, 20 de dezembro de 2008

O melhor Natal

- Toma, é para ti.
E eu, já fora do carro, com a mala na estrada e uma fila atrás de nós à espera, vejo-o abrir o porta-luvas e sacar de um pequeno embrulho.
- Não comprei presentes para mais ninguém, só para ti.
- Porquê?
- Sei lá, porque és a única que está fora de casa.
Mas eu sei que não é por isso.

Quando chega esta época, lembro-me sempre de um dos melhores Natais que já vivi, foi no "ano do porco", os meus pais tinham ído para a Serra, mas o N. estava a trabalhar e eu também. A preocupação da mãe era que o filho não passasse o Natal sozinho, claro, e assim convenci-o a vir ter connosco, com a promessa que não havia bacalhau cozido com couves. Comprei camarões-tigre, tratei dos patés e da sapateira, decorei a mesa com toda a pompa e fiz um bacalhau verde no forno que estava maravilhoso, mas que só comemos no dia seguinte, porque passámos directamente das entradas para as sobremesas.
À meia-noite já estávamos os três tocados e doía-me a barriga de rir. Foi então que lhe ofereci o Tobias, era minúsculo e como não fazia barulho consegui escondê-lo até à altura certa, pedi-lhe para fechar os olhos e estender as mãos, e pus aquela bola de pêlo pequena nas mãos abertas. Acho que nunca mais consegui surpreendê-lo daquela maneira, o brilho nos olhos dele e a presença alegre do meu irmão foram o meu melhor presente, numa noite em que pudémos dizer e fazer tudo o que nos apeteceu, sem estarmos a pensar se "os adultos" íam ficar chateados, numa noite em que pudémos ser verdadeiramente nós próprios.
(Depois houve outro Natal em que fomos deixar a avó a casa, de madrugada, e no regresso ele insistiu em ir na mala do carro, e só o deixámos sair quando parámos para fumar um cigarro... em frente ao cemitério).

2 comentários:

  1. Espero que este Natal seja também muito bom.
    Um abraço muito grande para vocês!

    ResponderEliminar
  2. minha querida mcg, este Natal não vai ser bom nem divertido, mas vai passar... e para o ano será melhor :)

    Para ti, com muito carinho, votos de um Natal muito feliz junto de quem amas :)

    ResponderEliminar